segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Realismo x Naturalismo

Pelo que eu li em alguns lugares sobre períodos literários, o realismo se define por: Ênfase na realidade; Predomínio da razão; Distanciamento racional entre o autor e os temas; Objetividade; Engajamento (literatura como forma de transformar a realidade); Retrato fiel das personagens;A mulher numa visão real, sem idealizações; Universalismo. E o naturalismo por: Determinismo biológico (o homem é produto do lugar em que vive); Objetivismo científico; Temas de patologia social; Observação e análise da realidade; Ser humano descrito sob a ótica do animalesco e do sensual; Linguagem simples; Descrição e narrativa lentas; Impessoalidade; Preocupação com detalhes.

Bom, dos dois, eu vou mais para o naturalismo, mas não concordo 100%. Se formos parar pra pensar, muitas vezes - não sempre -, o homem é produto do lugar em que vive. Se o homem vive em um lugar violento, ele tende a ser violento, se ele vive em um lugar tranquilo, ele tende a ser tranquilo. Acho que isso na maioria das vezes é verdade, mas há aqueles que se excluem disso.

Esse é o período que eu acredito mais se encaixar com a realidade. Acho que o realismo exagera um pouco em alguns pontos, por isso não sou muito fã, mas eu gosto de alguns livros e contos de Machado de Assis. É um pouco contraditório, mas é algo que eu acho legal independente das características e o período literário em que elas foram escritas.

Também não vou dizer que o Naturalismo é o meu período literário preferido, porque é mentira. Como toda boa menina romântica, eu adora um romance, principalmente aqueles de príncipes montados em cavalos brancos. (✪ฺܫ✪ฺ)

W-uk

0 comentários:

 
「nonsense」 © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.