quarta-feira, 24 de março de 2010

Reality show?

O tão famoso BigBrother, por mais que seja um programa inútil, é interessante analisar a forma como os participantes se comportam dentro do programa. As mudanças que ao longo do jogo vão ficando mais e mais evidentes não são suficiente pra que a grande maioria da população pare e pense em cada integrante individualmente e a participação deles dentro do programa.

O mais engraçado, é que, além desse programa ter muitas pessoas relativamente "famosas" como participantes - como no caso do serginho -, o próprio BigBrother influencia na decisão do público em votar. Não sei se todos já perceberam, mas a grande maioria da população brasileira não tem o payper view, então só pode ver as partes do BigBrother que a globo mostra depois da novela das 20:00hs, e essas partes que são mostradas, geralmente são sempre entre uma intriga, uma fofoca, e tudo mais. Só que o BigBrother sempre frisa algum participante em específico, e no dia da eliminação, fica quase na cara quem o programa "quer" que saia, já que eles só passam as coisas ruins e erradas que determinado participante fez.

Pior de tudo ainda, é saber que todos os integrante são sempre classe média/alta. Pra que um prêmio de sei lá quantos milhões de reais se eles mesmos não precisam de verdade desse dinheiro? Isso porque ainda têm integrantes dizendo-se não ser gananciosos. Como? Você entra em um programa pra competir e ganhar o prêmio em dinheiro, tem uma vida estável fora do programa, mas ainda assim você não é uma pessoa gananciosa?

Pra mostrar como as pessoas são espertas, as próprias táticas de jogo do integrante Dourado são sempre bem mascaradas, mas evidentes, ao mesmo tempo. Evidentes pra quem quer ver. O legal é unir esse comportamento de ganância, traição e tudo mais, com o que acontece na vida real, porque é quase a mesma coisa mesmo. Todo mundo quer dinheiro, e se for preciso passar por cima de algumas pessoas que estejam no caminho, as pessoas passam.

Pessoalmente, eu não gosto do programa por ser tão artificial e manipulado.

Se eu fosse considerar a emissora Globo como um todo, eu diria que têm sim seus programas bons (Globo Esporte, **TV, Jornal Hoje, algumas novelas, globo repórter, globo ecologia, etc) e também os programas ruins (Video Game, Domingão do Faustão, Casseta e planeta, etc), afinal, a Globo é a melhor emissora entre ele, SBT e Record, que raramente têm algum programa bom.

2 comentários:

Becky disse...

pura verdade. o pior é que a gente é constantemente bombardeado pela manipulação da mídia. ¬¬
os programas que realmente têm fundo moral e que são os únicos dignos de serem assitidos passam beem tarde da noite, e assim a grande massa fica parcialmente leiga do que está acontecendo no mundo. nunca gostei do BBB, modesta parte. :x

de que horas passa o globo ecologia? ainda não consegui ver um programa :~

gostei do post. fui :*

M. disse...

Pois é, o bbb é um programa ridículo mesmo... na falta de criatividade, copia-se a idéia de reality show dos EUA, por isso deu essa porcaria.

Eu não sei que hora passa non, só ouvi falarem bem, e pelo que eu vejo nos comerciais, os temas são sempre legais. :]

 
「nonsense」 © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.