terça-feira, 1 de maio de 2012

Preconceito Etnico

Não é incomum encontrarmos por aí uma série de pessoas julgando umas as outras por uma série de motivos, na grande maioria das vezes, pautados em argumentos nem um pouco sólidos. Porém, dentro de uma sociedade que diz-se livre de preconceitos, qual a razão pra isso ainda existir?
Desde sempre, as pessoas não se contentam somente com o si próprios, e encontram na qualificação do outro, a auto-afirmação, o que gera sempre uma série de conflitos intermináveis, nos quais cada lado defenderá seu ponto de vista e não cederá á novas ideias de maneira alguma. Assim acontece com os problema políticos de hoje em dia. O socialista defende seu ponto de vista, condenando o capitalista, e vice-versa, por exemplo.
A mesma coisa acontece com o preconceito étnico que ainda vigora nas sociedades. Uma delas é o preconceito de brasileiros descendentes japonês. A forma como os japoneses daqui tratam os não descendentes é realmente algo incrivelmente esnobe. Não são todos, é fato, porém, aqueles que o fazem deixam claro a forma como pensam. O brasileiro não descendente nunca será suficientemente bom para um descendente - puro -, da mesma forma que o Brasil nunca será nada em comparação ao Japão.
O Japão é um país admirável por sua organização, tecnologia, tradições, educação, enfim, qualidades inegáveis. Porém, não é plausível reclamações sobre o Brasil, vindas de pessoas que nunca moveram uma grama sequer para mudar essa situação, seja não jogando um papel no chão, demonstrando sua educação e colaboração com o coletivo, seja respeitando leis e regras, mostrando o quão correto e disciplinado é.
É inegável também as más qualidades do Brasil, que aparecem mais evidente a cada nova notícia divulgada pelos meios de comunicação. Mas, apesar de todos os defeitos, é imprescindível reconhecermos que este é o país no qual nascemos, crescemos, criamos nossos momentos mais importantes, formamos uma história, e isso nunca mudará. O que foi vivido aqui, jamais será apagado, por mais que se tente "camuflar" o passada sob ideias floreadas e idealizadas.
Existem aqueles brasileiros indignos, mau-caráteres, porcos, que realmente não merecem respeito, contudo, da mesma forma, existem aqueles que são tão - ou mais -, dignos quanto os próprios descendentes.

O japonês não é um ser superior, é uma etnia diferente. Não julgue, não diga o que não sabe, não desrespeite quem merece respeito, não mal trate. Ou simplesmente faça isso, e prove que o seu ideal do japonês é somente algo que você nunca será.

W-uk

Obs.: Obviamente, os japoneses não são os únicos a ter preconceitos.

0 comentários:

 
「nonsense」 © Tema base por So Kawaii. Tecnologia do Blogger.